Conheça o Virtualizer, joystick que 'coloca' o jogador dentro do game
O Virtualizer é um aparelho que transforma um sonho de jogadores de videogame em realidade: ele usa todos os movimentos do corpo para controlar os games. O joystick "coloca" você dentro do jogo, permitindo caminhar, correr e metralhar livremente em todas as direções. A mente brilhante por trás do projeto chama-se Tuncay Cakmak, um austríaco que contou ao TechTudo como surgiu a ideia de produzir o dispositivo e como ele funciona.
Assista ao vídeo do Virtualizer em ação abaixo:
Tudo começou com o tema da tese de mestrado em Física do Tuncay, em junho de 2012. De acordo com o austríaco, a ideia apareceu quando ele pediu o Wii Remote do irmão, conseguiu ligá-lo ao computador e começou a usá-lo para jogar Quake 3.
"Controlar a mira com o controle parecia mais natural do que usar um mouse e eu podia sentir o nível de adrenalina crescendo de imediato. Assim, após esta experiência, eu pensei em maneiras possíveis para aumentar a imersão ainda mais. E o que parecia mais gratificante para mim era ser realmente capaz de estar dentro de meus jogos favoritos", conta.
Virtualizer é um joystick que 'coloca' o jogador no game (Foto: Reprodução/Cyberith)
Desse modo, Tuncay, de 27 anos, fundou a empresa Cyberith com o sócio Holger Hager e iniciou a campanha de financiamento do Virtualizer no Kickstarter. Em agosto do ano passado, eles alcançaram a meta com sucesso e venderam mais de 300 Virtualizers aos apoiadores no site, arrecadando cerca de R$ 929 mil.
O periférico nada mais é do que uma base acompanhada por três pilares. Além disso, ele traz um anel que fica em volta do corpo e detecta todos os seus movimentos. Com o sistema de fricção, o joystick permite que você ande, corra, pule, se abaixe e ainda ande abaixado. Também há um sistema de vibração que faz a base tremer de acordo com o jogo e suas ações.
Tuncay Cakmak, inventor do Virtualizer, conta como funciona o aparelho (Foto: Divulgação/Cyberith)
Para usar o joystick, basta ligá-lo em uma porta USB e ter um gancho para passar os fios dos óculos de realidade virtual, como Oculus Rift ou Samsung Gear VR, por cima do jogador. Por outro lado, se você não tiver um game com suporte para o acessório, é possível utilizar um programa próprio para traduzir suas ações para comandos de teclado. O produto requer apenas que o jogo seja em primeira pessoa, comoBattlefield 4, GTA 5 e The Elder Scrolls V: Skyrim.
Infelizmente, ele não é compatível com títulos famosos de futebol, como PES 2015 e Fifa 2015. Uma vantagem é que o gadget dispensa o uso de sapatos especiais - diferente de outros controles semelhantes, como o Virtuix Omni. A única recomendação é colocar meias para que os pés deslizem bem pela superfície.

Nenhum comentário:
Postar um comentário